SE ORGANIZE PARA O VOLTA ÀS AULAS

21:46


Hello meus amores! Como vocês estão?
Já está chegando o volta às aulas, e com isso voltamos aos mesmos comentários: “Esse ano eu vou estudar mais!”, “Esse ano serei mais organizada(o)!”. Porém, não adianta apenas falar da boca pra fora, é preciso agir. Pensando nisso, resolvi escrever esse post com dicas de como conseguir se organizar melhor e estudar mais para conseguir concluir 2017 com louvor!

Organize o seu ambiente

Como normalmente o nosso ambiente de estudo é o próprio quarto, o ideal seria conseguir fazer uma faxina nele todo: esvaziar o armário, cômoda, estante, prateleiras…TUDO e deixar somente aquilo que é realmente necessário. Fazendo isso conseguimos deixar o nosso ambiente bem mais leve e organizado. #DESAPEGUEComo sei que nem sempre temos tempo de fazer esse tipo de faxina, que tal focar na escrivaninha? Afinal, é lá que passamos uma boa parte do dia quando as aulas começam. Monte uma lista de músicas divertidas e deixe tocando enquanto esvazia a sua mesa. Tente deixá-la o mais organizada possível e de uma forma que te ajude a se concentrar. Se você é do tipo que adora e precisa usar muitas coisas (canetas coloridas, marcadores, post-its etc.) enquanto estuda, tente deixar todo esse material organizado na sua mesa.
Quadro organizado
 Que tal usar um quadro de avisos com lembretes? Uma ideia muito legal é fazer um calendário (como o da foto acima) marcando em destaque os dias de provas e entregas/apresentações de trabalho. Assim fica mais fácil de lembrar e de se programar! Pra se animar e deixar o seu mural ainda mais a sua cara, você pode personalizar ele de acordo com a sua utilização, abuse da criatividade! 
Tenha uma agenda
Sempre leve na mochila uma agenda para anotar tudo o que tem que ser feito. Assim você não corre o risco de não entregar um trabalho ou esquecer de estudar um capítulo pra prova de geografia.
Listas de tarefas
Todos os dias, depois de descansar, faça um lista com tudo o que precisa ser feito naquele dia e com algo importante que precise ser feito naquela semana (por exemplo um trabalho ou estudar pra uma prova específica). Faça um planejamento de quanto tempo mais ou menos você precisará dedicar para realizar cada um dos itens e, a medida que for concluindo, marque com um ok. Se sobrar tempo, tente adiantar aqueles itens que precisam ser feito na semana, assim não corre o risco de ficar acumulando tarefas.
Defina o seu tempo
Resultado de imagem para defina seu tempo tumblr
Descubra qual é o horário em que você mais consegue render e reserve ele para estudar respeitando o seu ritmo. Se você sente sono depois do almoço separe uns 20 minutos para tirar um cochilo porque senão você não vai conseguir render aquilo que poderia e corre o risco de dormir em cima da mesa. Nada de ficar estudando direto! Já foi comprovado cientificamente que todas as pessoas apresentam um limite na capacidade de manter a atenção por um longo tempo. Para render no estudo faça pausas de 5-10 minutos a cada 40 minutos de estudo. Para relaxar faça um lanche, escute uma música, leia um capítulo do livro que está na sua cabeceira…só não vale cochilar porque aí é difícil de voltar a estudar, heim?
Post-it e marca-textos
Algumas pessoas têm facilidade de lembrar das coisas por características visuais. Outras pessoas têm facilidade de lembrar por características auditivas (normalmente essas pessoas costumam ler em voz alta quando estão estudando, ou anotam quase nada durante a aula, pois conseguem memorizar bem pelo que o professor está falando). Há também pessoas que lembram das coisas por causa de um cheiro que sentiu enquanto estava estudando algo. O legal é tentar descobrir qual é o seu principal tipo de memória e tirar vantagem disso, estudando de acordo com ele.Enquanto você não descobre qual é o seu, recomendo que, na hora de estudar, use post-its e marca-texto coloridos para destacar assuntos importantes, conceitos, fórmulas etc. Isso ajuda muito, pois quando escrevemos ou destacamos de alguma forma, nossa atenção é focada para aquilo e armazena mais facilmente na memória.
Vocês gostaram das dicas? Conhecem mais que gostariam de compartilhar comigo? Deixe aqui nos comentários! Boa volta às aulas, pessoal!
Beijinhos e até a próxima!

Posts Relacionados

0 Respostas

Tecnologia do Blogger.

Se inscreva na Newsletter

Curta-nos no Facebook