Organizando o guarda-roupa

14:13


Hello meus amores, como vocês estão?
Continuando com o Kah Todo Dia, hoje irei dar dicas sobre como organizar o guarda-roupa ou closet. Não sei vocês, mas as vezes me sinto como se eu não pudesse encontrar o que eu quero no meu guarda-roupas. Além de, as vezes exageramos na hora de comprar e depois percebemos que não temos onde colocar todas essas roupas e acessórios, e acabamos colocando em algum canto para arrumarmos depois. Só que, com o tempo, isso vai virando uma bagunça e a gente fica sem saber pra onde correr. Pois hoje vamos dar um jeito nisso junto com você! Quer saber como organizar seu guarda-roupa? Vem comigo!

Passo-a-passo :

  1. Escolha um dia para fazer a arrumação do espaço, e reserve ao menos umas 4 horas para essa tarefa.
  1. Não fique adiando! Quanto antes você fazer isso, melhor e por mais tempo você conseguirá se organizar.
  1. Coloque roupas confortáveis, respire fundo e mãos à obra!
  1. Pegue TODAS as coisas que tem no guarda-roupa ou closet, e coloque na sua frente. Pode colocar tudo em cima da cama, e os sapatos no chão, ao lado.
  1. Se seu guarda-roupa estiver empoeirado, passe um pano molhado com vinagre de vinho branco em todas as superfícies. Não economize na limpeza – o vinagre ajuda a retirar mofo e cheiro de madeira antiga.
  1. Pegue também tudo que deveria estar ou faz parte do espaço, e coloque junto às demais. Por exemplo: roupas que estiverem limpas na lavanderia, uma bolsa pendurada por aí, um sapato no outro cômodo.
  1. Separe tudo em pilhas, seguindo o critério: “Quero manter isso”, “Para Doação”, “não tenho certeza sobre isso”.
  1. Agora, separe os itens pelos quais já tiver decidido se desfazer e coloque em algum saco, ou caixa.
  1. Quanto às peças da pilha do “não tenho certeza”, use o seguinte método: Pegue cada uma delas, olhe pra ela e pergunte se quer mesmo aquilo. Caso negativo, coloque no saco ou caixa de doação. Caso positivo, coloque na lista dos que manterá.
  1. Agora, separe as peças por Separe calças jeans, blusinhas, camisetas, chinelos, tênis, sapatos, sapatilhas.
  1. Decida o que vai pendurar em cabides ou coisas do tipo, e o que irá pras gavetas. Separe novamente, mas agora usando este critério.
  1. Agora, olhe pras gavetas vazias e decida que tipo de roupa colocará em cada uma delas. Eu gosto de organizar assim: Lingerie e meias, camisetas e blusinhas, blusas de frio e casacos, shorts e calças. As camisas deixo penduradas. Não coloque nada nas gavetas ainda, apenas visualize.
  1. Agora, respire fundo mais uma vez prepare-se para dobrar: é a hora de tratar cada peça conforme os itens abaixo.
  1. Meias: Nada de colocar uma dentro da outra! Isso faz com que elas percam o elástico e fiquem dançando dentro da gaveta. Pegue um par, coloque um pé por cima do outro, dobre ao meio e enrole até formar um rolinho. Depois, coloque-o de pé. Faça isso com todos seus pares.
  1. Com as meias já dobradas em rolinhos, comece a colocá-las na gaveta por ordem de cor. Pode ser da mais clara para a mais escura, ou vice-versa. O importante é que elas formem uma espécie de “gradiente”. 
  1. Agora, as calcinhas e cuecas: Dobre as pontas de fora para dentro, se necessário fazendo duas dobraduras. Depois, pegue a parte de baixo e dê a volta nas dobraduras, encaixando-o na parte da frente e, assim, formando uma espécie de “pacotinho”.
Depois, repita o mesmo processo: Arrume os itens na gaveta por ordem de cor, até formar um gradiente.
  1. Blusas e camisetas: Escolha as que ficarão na gaveta e separe. Para dobrá-las, pense nelas divididas em 3 partes verticais. Dobre um dos lados com a manga pra frente e outro pra trás. Depois, dobre em 3 partes horizontais, de forma que a estampa ou parte que a identifica fique aparente. Isso é importante para que você possa identificá-la facilmente na gaveta. Esse método serve tanto para regatas quanto para mangas curtas e compridas.
  1. Novamente, divida as roupas por cor, da mais clara para a mais escura. Ao colocar na gaveta, procure deixa-las de pé, com a parte da estampa aparecendo. 
  1. Calças, shorts e saias: Dobre a peça ao meio, de forma vertical e alisa bem, até que ela esteja bem alinhada. Depois, dobre-a de forma horizontal em até 4 partes e, assim como as camisetas e blusas, guarde-a na gaveta de pé e organizado por cor.
A essa altura, pode ser que você já tenha sentido uma grande diferença no seu guarda-roupa ou closet. Mas ainda faltam algumas peças, concorda?
  1. Cabides: Prefira pendurar no cabide itens que são facilmente amassados ou então difíceis de dobrar e manter: vestidos, camisas, ternos e casacos grandes.
  1. Organize seus cabides: Se puder, tenha todos de uma cor só, e que sejam multifuncionais. Caso negativo, isso pode passar: O mais importante são as peças que ficarão penduradas no guarda-roupa.
  1. Pendurando nos cabides: Novamente, separe por categorias de roupas e, depois, por cor. Você verá rapidamente que, com essa simples configuração, você terá muito mais noção do que está à frente.
  1. Sapatos em geral: Novamente, separe-os por tipo. Sapatos, chinelos, sapatilhas, sandálias, botas… Aqui, o ideal é que você tenha uma gaveta, espaço no guarda-roupa ou closet, ou mesmo um porta-sapato. Se tiver uma gaveta ou espaço, separe-os por tipo e cor, um ao lado do outro. Se for um porta sapato, guarde-os sempre com a sola de um pé colada em outra. Caso contrário, seu calçado poderá ficar sujo.
  1. Não tem espaço nenhum no guarda-roupa ou closet para seus calçados? Você pode separar um cantinho do cômodo e guardá-los nas suas próprias caixas. Coloque uma etiqueta ou foto do sapato na frente da caixa, e você sempre saberá qual pegar.
  1. Se não quiser guarda-los em caixas, procure saquinhos com etiquetas. Mas lembre-se: Sempre com as solas coladas umas nas outras!

    Dicas de ouro:
26.  Invista em etiquetas
Você pode usá-las em gavetas, cabides, caixas ou saquinhos. O melhor é que você ainda pode dar seu toque pessoal, e elas ficam muito fofas!
27.  Compre organizadores, mas os que realmente tem utilidade
Nada de jogar tudo dentro de uma caixa e pronto. Escolha aqueles que tem espaços pré-definidos para suas coisas, ou aproveite para fazer um que se adeque a você.
28. Quer deixar suas gavetas ainda mais arrumadinhas? Existem alguns organizadores de roupas íntimas que são lindos e também ajudam bastante:
29.  Se você tem muitas gravatas em casa, e mesmo enroladinhas elas acabam abrindo e depois ficam “flutuando” pela gaveta, uma boa ideia é usar tubos de pvc cortados para mantê-las bem fechadas – além disso, já mantém um espaço fixo pros acessórios dentro da gaveta. Você encontra esse material facilmente em lojas de construção.
30. Cansado de sempre ficar procurando as combinações de fronhas para o conjunto de lençóis?  Guarde-os dentro de uma das fronhas do conjunto. Dessa forma, você localiza facilmente o modelo desejado e ainda ocupa menos espaço no guarda-roupa.
31. Faltou espaço na arara ou cabideiro? Uma sugestão bastante ousada e moderna é aproveitar uma escada para fazer as vezes de arara. Dá um ar de estúdio pra casa, libera mais espaço no guarda-roupa e você ainda pode colocar a sua personalidade na cor. Mas não vale deixar bagunçado, hem?!
32. Considere as estações do ano: No frio, deixe acessíveis as roupas que mais esquentam. No calor, inverta a posição. Não precisa fazer isso de uma só vez logo que a estação virar – vá trocando conforme o uso e retorno ao guarda-roupa.
Agora, nada de preguiça! Coloque a mão na massa e abuse dessas dicas, você tem muito que organizar! Beijinhos e até amanhã!

Posts Relacionados

0 Respostas

Tecnologia do Blogger.

Se inscreva na Newsletter

Curta-nos no Facebook