Livro Vs Filme: Divergente

15:58



Hello meus amores, como vocês estão? 
O post de hoje é um assunto novo e vim explicar para vocês porque eu fiz um livro vs filme ao invés de uma resenha sobre o livro Divergente da autora Veronica Roth.
O motivo é bem simples, desde quando lançaram o livro no Brasil e as blogueiras ou vlogueiras literárias leram o livro, elas consecutivamente fizeram uma resenha dele e o que eu pretendo dizer com isso? Existe milhares de resenhas falando do mesmo livro, claro, isso existe com todos os livros, mas, a partir do momento em que um livro acaba se tornando um filme isso acaba sendo mais consecutivo ainsa e para mim é cansativo ver a mesma coisa em vários lugares. Sendo assim, (espero que entendam) todos os livros que viraram filmes que eu ler irei fazer esse tipo de post para quebrar um pouco a lógica de ler = nova resenha, tudo bem para vocês?
Chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.


Todo filme adaptado é a mesma história: será que vai ter tudo do livro? A resposta basicamente é não, mesmo por um detalhe ou uma história por trás de algum personagem, sempre vai ter aqueles segundos cortados durante o filme, mas os produtores dão o máximo que podem para agradar os fãs. Com a série Divergente não poderia ser diferente, então agora é a hora dos spoilers. Vem conferir!
DivergenteLivro/Filme: Divergente
Título original: Divergent
Série: Divergente (Divergente: Insurgente, Convergente)
Autor(a) do livro: Veronica RothEditora: RoccoPáginas: 504Diretor do filme: Neil BurgerMinutos: 139Elenco: Shailene Woodley, Theo James e Ansel ElgortAvaliação (filme/livro): 10/9
Sinopse:
 Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Beatrice Prior vive em um mundo pós-guerra. Em sua cidade, buscando uma recuperação da ordem e paz, onde as pessoas são divididas entre 5 facções, de acordo com seus ideais: Abnegação (altruísmo, responsáveis pelo governo), Erudição (inteligência, responsáveis pelo ensino e tecnologia), Franqueza (verdade, responsáveis pelas leis), Amizade (paz, responsáveis pelas plantações) e Audácia (coragem, responsáveis pela segurança). Qualquer um que não se encaixar em um desses ideais, se torna um sem-facção: grupo de renegados que depende da caridade da Abnegação para conseguir roupas e alimentos.Até os 16 anos, os filhos são criados conforme os ensinamentos das facções dos pais, e é quando passam pelo Teste de Aptidão, que vai mostrar a eles o caminho para que na Cerimonia da Escolha, os adolescentes decidam se permanecem na sua facção de origem, ou deixam sua família para se juntar a outra. Qualquer pessoa que ao passar pelo Teste de Aptidão der o resultado como inconclusivo são chamados de Divergentes e são considerados uma ameaça à Ordem.
Beatrice nunca se sentiu altruísta o bastante para seguir em sua facção e durante seu teste de aptidão,ela descobre que contém inclinações não só a uma facção, mas três dela. Haver uma divergência entre ideais de duas facções já é considerado raro. Mas entre três faz de Tris uma anomalia do sistema. Tori, a responsável pelo seu teste, altera manualmente o resultado e a manda para casa, recomendando que nunca falasse do seu resultado para ninguém, por sua própria segurança.Na Cerimônia de Escolha, Beatrice escolhe a Audácia, mudando seu nome para Tris, sem imaginar o quanto isso afetaria não apenas sua família, mas sua vida inteira.
Para começar, o elenco foi muito bem escolhido: Shailene Woodley é uma ótima atriz e tanto ela como Theo James conseguiram captar bem as essências de Quatro e Tris e realmente são perfeitos para os papéis; Ansel Elgort pode não ser mais Augustus Waters (de A Culpa é das Estrelas), mas faz um excelente papel como Caleb; Jai Courtney é um Eric mais bonito do que imaginava e conseguiu atuar bem o desagradável personagem; Assim como Zoë Kravitz, Ben Lloyd-Hughes e Miles Teller que fizeram um bom papel como sendo: Chris, Will e Peter.



Jeanine Matthews não possui um papel tão importante em "Divergente" e só é citada algumas vezes. Só que no filme a personagem tem bastante destaque, talvez isso tenha ocorrido para justificar o cachê da atriz
Quando os Prior estão seguindo para a Cerimônia de Escolha, encontram Jeanine com um grupo da Erudição e ela conversa com Beatrice. No livro, ela só vai conhecer Jeanine quase que no final do livro.
Nos primeiros momentos de Tris na Audácia, acontece a cena da morte da irmã de Rita. Que como o livro fala  "Nem todo mundo conseguiu alcançar o telhado. Nem mesmo os integrantes da Audácia estão seguros" .



* O grupo de iniciados é muito maior, e o placar mostra as colocações do grupo de nascidos na audácia também, já no livro o placar são separados entre nascidos e transferidos na Audácia.
* Não é comentado no livro sobre o banheiro comunitário dentro do quarto.
* No filme o grupo de Peter, mal comentam sobre Drew e Molly. Edward então, só é citado pelo nome, e não tem a cena em que Peter e seu grupo o atacam com uma faca da cozinha no olho. 
Jeaninne andando livremente nos corredores da Audácia e reconhecendo Tris me incomodou bastante, no livro Tris identifica uma voz familiar falando com um dos lideres da Audácia, mas só liga a voz à Jeanine muito depois.
*Não existe o “Dia da Visita”, trocaram essa cena para um carregamento da Amizade em que a mãe de Tris vai escondida para falar com a filha. Além de perguntar se a filha é Divergente e pedir que tome cuidado com a segunda fase do treinamento. No livro, ela dá pistas de que pertenceu à Audácia e pede que Tris fale com Caleb pedindo que ele investigue sobre o “soro de simulação”. 
* A conversa de Tris com Caleb seguiu um rumo completamente diferente do livro, pois, ao invés de fugir da audácia para passar o recado da mãe e ver o irmão, aconteceu que ela estava começando a duvidar se deveria continuar na Audácia. 
* Em uma cena extra com Jeanine, ela acaba dando uma informação que só se fala exatamente no segundo livro: Que a Abnegação estaria protegendo os Divergentes.
*No livro, quando Tris volta para a Audácia, é abordada por Eric, e se ‘safa’ da bronca graças a Quatro, que dá a desculpa de que ela tinha fugido no impulso depois de tentar beija-lo e ser rejeitada. O que no livro também deixa ela irritada, até perceber que ele falou isso para protegê-la e que não podiam saber ainda que estavam juntos por ele ser treinador do grupo dela. 
*No lugar dessa cena acima, segue o ataque que ela sofreu de Peter, Drew, e Al, que foi bem menos forte do que no livro. Além disso, ela não é acordada por Cristina para saber que Al morreu, são atraídos por uma comoção juntos. 
*Também não tem a Cerimônia de Luto da audácia, brindando à coragem de Al.
No livro Al (Christian Madsen) demonstra que sente sentimentos fortes pela Tris porém não existe no filme. O garoto apenas vê a protagonista como uma garota qualquer.
* Você acha que veria Quatro bêbado dando em cima da Cris? Esquece. Ele até pode não ficar bêbado mas com certeza dá mole para ela.
Na cena do caça-bandeira, os produtores trocaram as bolas de paintball pelos neuro-estimulantes. 


tumblr_n360n446Mh1qm9mpuo3_500

* No livro a cena na roda-gigante é maior, inclui Tris subindo mais e quase caindo depois sendo salva por Quatro. No filme Tris que pegou a bandeira. No livro, Cristina reclama que ela já tinha feito mais da metade do trabalho e que a bandeira e devia ser pega outra pessoa. Isso deixa Tris com um pouco de confusão entre raiva por deixar ela pegar, e o altruísmo implícito de anos na Abnegação.
*Logo após a ceda do caça-bandeira, Uriah convida Tris para a Iniciação dos nascidos na audácia na Tirolesa. No livro é em outro momento, depois que descobre o medo de Quatro por alturas.
* Apesar de Uriah se tornar um dos amigos mais chegados de Tris durante os livros, o personagem foi para as telonas com pouco mérito e ele surge durante o filme bem rapidinho.
Quatro não a leva para conhecer seus medos por confiar nela apenas. No filme, ele a leva para treinar nos medos dele, e aprender soluções que a Audácia teria, para que escondesse no teste final que era Divergente. 
Quatro também mostra a ela no filme que a Erudição estava trazendo o “Soro de Simulação” para a Audácia. Isso não acontece no livro.
*O teste final de Tris está muito diferente.
* A cena de Tris e Four na sala de controle, no livro, apenas os dois estão na sala de controle, enquanto que, no filme, eles estão cercados de várias pessoas da Erudição, inclusive Jeanine Matthews. 
*Não tem a cena do tanque de água, que Eric fez para que ela morresse, sem conseguir na vida real fugir do seu medo como fugia no teste como Divergente. No filme iriam executá-la na rua. Mas então a mãe de Tris chega e a salva para levá-la ao esconderijo onde o pai e outras pessoas da Abnegação. Porém, a mãe de Tris morre antes de chegar  ao destino.
* O romance da Christina com o Will também não ganha nenhum destaque no filme. Os dois apenas dão a entender, que algo poderia rolar. Mas já no filme Insurgente este é um detalhe se torna importante porque foi o meio de trabalhar a culpa de Tris por ter matado Will.

Eu sei que não sabemos as razões que existem por trás das mudanças que acontecem nas adaptações dos livros e que o filme precisa fazer sentido também para quem não leu a obra original. No entanto, ao contrário do que possa parecer, eu gostei da versão cinematográfica de Divergente porque acho que a essência do filme é a mesma do livro. O que acharam do post de hoje? Aprovam? Sim? Então comente aqui em baixo o que achou e o próximo Livro vs Filme que vocês querem. Espero o comentário de vocês. Beijocas e até a próxima.

Posts Relacionados

0 Respostas

Tecnologia do Blogger.

Se inscreva na Newsletter

Curta-nos no Facebook