Dicas de Make #1 : Contorno

22:22



Hello meus amores, como vocês estão? 

Este post é pra você que ama maquiagem assim como eu. Eu sei que nunca poste sobre nada de como fazer algo relacionado a make, mas para cada coisa existe sua primeira vez e hoje irei ensinar, ou melhor, ajudar, as iniciantes como fazer, etc. 
Se já conhece essa técnica, não tem problema, deixe seu comentário ai em baixo comentando algo que talvez eu possa a não vir falar. 
Vamos conferir? Venha comigo!

O que é contorno facial?


Contorno facial é uma série de técnicas usadas para modelar o rosto conforme seu gosto pessoal. Isto é, afinar nariz largo, diminuir bochechas cheias… enfim, depende muito do que a pessoa quiser e achar bonito fazer.


É obrigatório fazer o contorno na hora da maquiagem?

 Apesar de ser uma prática comum no mundo da maquiagem profissional, não é necessariamente obrigatório inserir essa etapa na sua maquiagem, você pode fazê-la ou não, conforme sua vontade e necessidade.

O que é necessário para fazer o contorno?

Para contornar: Sombras escuras 1 ou 2 tons mais escuros que sua pele.
Para iluminar: Iluminador e corretivo 1 tom mais claro que sua pele.

Quais podem ser os aplicadores?
Pó: Pinceis 
Cremoso e líquidos: Dedo ou aplicador do produto.

Existe algum truque?

Confira abaixo alguns truques que você pode usar para conquistar os seguintes efeitos no seu rosto usando apenas maquiagem:
  • Diminuir a testa: aplicar produto escuro na parte superior da testa;
  • Levantar sobrancelhas: aplicar iluminador abaixo do canto externo da sobrancelha;
  • Aumentar bochecha: aplicar blush e iluminador nas maçãs;
  • Diminuir ou afinar bochecha: aplicar contorno com produto escuro abaixo das têmporas;
  • Afinar o nariz: aplicar produto escuro nas laterais do nariz;
  • Destacar o nariz: aplicar iluminador no meio;
  • Destacar os lábios: aplicar corretivo em volta dos lábios e iluminador entre o nariz e o lábio superior;
  • Aumentar lábios: aplicar batom (com um lápis ou pincel) seguindo o contorno da boca porém indo um pouco além do lábio;
  • Diminuir lábios: aplicar corretivo em volta da boca e aplicar o batom somente na parte dos lábios, sem aplicar além do limite do desenho da boca.


Usa-se a mesma técnica de contorno para todos os tipos de rosto?
A fórmula geral usada para fazer contorno, não se aplica a todos os formatos de rosto. Neste caso separei para vocês os tipos de contornos utilizados: 

Rostos ovalados:
Rostos com formato oval são considerados pelos maquiadores como os mais fáceis de se produzir pois precisam de poucos truques e correções. Com linhas totalmente arredondadas, eles são caracterizados principalmente por serem sutilmente mais largos nas maçãs do rosto do que na parte da testa e do maxilar.  A dica é usar o corretivo mais escuro para escurecer sob as maçãs do rosto e iluminar a área abaixo dos olhos e o eixo central da face, ou seja, a linha imaginária entre o queixo, o ossinho do nariz e a testa.

Para conseguir o contorno ideal, é preciso levar em consideração o formato do rosto

Rostos quadrados:
Os rostos com formato quadrado, podem ser identificados pela fisionomia larga e forte, com maxilar amplo e traços marcantes. Para esse tipo de rosto existem ainda duas variações: aqueles que são mais largos, fazendo o estilo completamente quadrado e os mais afilados, que lembram um retângulo.Com o intuito de suavizar as linhas muito retas e angulares desse formato de rosto e criar uma aparência mais leve e delicada, o contorno com corretivo escuro e iluminador pode ajudar bastante. O segredo é escurecer as laterais da testa e do maxilar e iluminar o centro da testa e do queixo, além do topo do nariz.

Para conseguir o contorno ideal, é preciso levar em consideração o formato do rosto

Rostos triangulares:
Como a nomenclatura sugere, esse tipo de rosto lembra a figura geométrica de mesmo nome, ou seja, a parte de cima do rosto é mais estreita, alargando-se na linha do maxilar. Essa configuração faz com que a base do rosto fique em evidência, aparência que às vezes não agrada quem possui esse formato de rosto. Para atenuar essa diferença, que traz a atenção da make para a linha dos lábios, indico escurecer as laterais do maxilar com o corretivo mais escuro que o tom de pele. Já as áreas da testa, sob os olhos e o queixo ganham atenção especial com o iluminador.

Para conseguir o contorno ideal, é preciso levar em consideração o formato do rosto

Rosto com formato coração ou triângulo invertido:
Esse formato é o oposto do triangular, ou seja, a linha da testa é mais larga do que a do maxilar e do queixo, que costuma ser mais alongado. A ideia do contorno para esse tipo de rosto é suavizar a diferença entre a parte de cima mais larga e a de baixo mais afinada do rosto. Para isso, a dica é usar o corretivo para escurecer as laterais da testa e o maxilar, dando a impressão de um rosto mais fino por inteiro. Já o iluminador deve ser aplicado na "zona T", atraindo a atenção para essa parte.

Para conseguir o contorno ideal, é preciso levar em consideração o formato do rosto

Rosto redondo: 
O rosto redondo é aquele que não possui ângulos definidos. A tendência é que ele seja mais largo nas maçãs do rosto e nas bochechas e mais arredondado nas linhas da testa e do maxilar. A maquiagem contornada para esse formato surge com o objetivo de fornecer uma sensação de altura ao rosto, fazendo com que ele pareça mais comprido e menos gordinho. Para conseguir isso, conselha-se que toda a lateral da face seja escurecida, optando por iluminar somente o eixo central.

Para conseguir o contorno ideal, é preciso levar em consideração o formato do rosto

Vale ressaltar que, independente da técnica que você escolher, o contorno nunca deve ficar marcado. Ele deve ser esfumado totalmente e ficar suave no rosto, dando uma leve sombreada e iluminada nas partes que desejar. Se a cor ficar marcada no seu rosto, esfume melhor com o pincel. Se ficar marcado, você pode acabar saindo de casa com um visual caricato, muito diferente do visual de diva que o contorno deve deixar no rosto.
O que acharam dessa técnica? Já usaram? Conte aqui nos comentários.
Beijocas e até a próxima moçada. 

Posts Relacionados

0 Respostas

Tecnologia do Blogger.

Se inscreva na Newsletter

Curta-nos no Facebook