DIY - The Book Jar

22:54



Hello meus amores, como vocês estão?
Hoje vim falar de outro assunto que não é normal de ser encontrado por aqui. Estou adorando ter assuntos novos parar compartilhar (ou relembrar) com vocês.
Hoje vim falar, explicar e ensinar a fazer um The Book Jar, também conhecido como TBR Jar que nada mais é que um projeto que tem como principal proposta ajudar aquelas pessoas que tem muitos livros na estante esquecidos - como eu - e não sabe qual irá ler primeiro. A ideia mais básica é sortear um livro, ler este livro e realizar um novo sorteio ao terminar o anterior. Dessa forma, a estante fica em contante movimento e todos os livros são, finalmente, lidos.
Nunca vi blogs brasileiros falando sobre essa ideia, até hoje só vi em 3 sites (blog) a maioria eram sites e blogs americanos, mas como disse eu estou aqui relembrando ou simplesmente falando desta ideia e do quanto achei ela interessante.
Enfim,  de qualquer forma, decidi fazer esse post explicando o que é um TBR Book Jar e para que ele serve (melhor prevenir do que remediar).
Juro que ele será muito útil e que esse post não será apenas para fujir da rotina ele é verdadeiramente útil para muitas pessoas inclusive blogueiras(os) que fazem resenhas de livros. Agora vamos ao que interessa:

O signifa um TBR Book Jar? 

 Em um blog, (não me lembro qual, desculpe) mostra o significado do TBR Jar, que é:
"O TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista Para Ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer, basicamente, Jarro de Livros Para Ler."

"O Jarro de livro"

Para que ele serve? 

 Acredito que 99,9% da pessoas, que como eu, amam ler tenham uma estante em casa (ou no kindle) vários livros que compram no calor do momento, mas por um motivo ou outro, tenham deixado esses livros para serem lidos depois. O problema é que com o passar do tempo, aqueles livros continuam ali e a pilha daqueles que estamos para ler magicamente se multiplica como dois coelhos no cio.
A multiplicação dos livros~~

É nesta hora que entra o TBR Book Jar, porque ele serve para nos “forçar” a ler os livros que já estão sendo deixados de lado e que agora estão apenas pegando poeira. Mas isso não quer dizer que você não possa comprar mais livros ou pegar livros emprestados nem nada disso.
Pense no jarro como se ele fosse numa resolução de ano novo ou como se ele fosse uma meta que você estabeleceu para si com o intuito de diminuir a lista de livros que você já tem!

Como ele funciona? 

Você primeiro cria o recipiente que você irá fazê-lo funcionar como seu jarro, depois você dá um sacudida nele, enfia a mão ou qualquer coisa lá dentro que possa tirar o papelzinho ou tira todas as tirinhas com nomes de livros a serem lidos e sorteia o nome do livro que você lerá.
A verdade é que o TBR Book Jar funciona de uma forma bem tranquila e as regras de como ele funcionará serão QUASE todas impostas pelo próprio dono. As únicas regras que são estipuladas pela brincadeira é que:
  • Não coloque livros que você GOSTARIA DE LER, MAS AINDA NÃO EXISTEM NA SUA ESTANTE (tipo, você tem que comprá-lo para poder ler);
  • Não coloque os livros dos amigos;
  • Livros com prazo de leitura não devem ser colocados;
  • Se você comprou mais livros, coloque o nome no jarro;
  • Se você sortear um livro, é este livro que você lerá (nada de trocar de tirinha até aparecer o que você quer ler, isso é trapaça!!), a menos que você sorteie um que você tenha lido. Daí você retira essa tirinha e pega uma nova.
As outras regras são adicionadas de acordo com a sua necessidade.

Como fazer um TBR Book Jar? 

1°) Faça uma lista dos livros na sua estante que não foram lidos.
2°) Corte esta lista em tirinhas: o importante é que estas tirinhas possam ser dobradas escondendo o nome dos livros, então você pode dobrar de qualquer forma! A graça é que você pode escrever os nomes de formas enfeitadas e cortar essas tirinhas em papéis coloridos para ficar mais bonitinho dentro do recipiente que você vai usar.
3°) Arranje um recipiente que funcionará como um jarro: Pode ser um jarro mesmo (transparente ou não) ou um pote de sorvete (vazio, óbvio) ou uma caneca ou uma caixinha.
4°) Coloque as tirinhas no recipiente.
5°) Siga suas regras.
6°) Divirta-se!

Bom pessoal espero que tenham gostado do post e, mais uma vez, divirtam-se com o seu TBR Book Jar! E até a próxima, beijocas.
Olha essa que colorida e com aquele potinho super fofo de Frappuccino do Starbucks <3

Posts Relacionados

1 Respostas

Tecnologia do Blogger.

Se inscreva na Newsletter

Curta-nos no Facebook